sexta-feira, 22 de outubro de 2010





*TIPOS DE VAPORIZAÇÃO
 

Evaporação

Na evaporação, o líquido passa para o estado gasoso a qualquer temperatura. É um processo lento e superficial, ou seja, as moléculas da superfície do líquido conseguem adquirir energia suficiente para passar para o estado gasoso. A evaporação é a vaporização que ocorre espontaneamente, ou seja, sem ser provocada.
Ex: Colocamos um jarro de água no sol e o sol vai vaporizar a água então vai ser evaporação porque ocorreu espontaneamente.


Ebulição

Na ebulição, o líquido está passando para o estado gasoso na sua temperatura de ebulição, que é a temperatura máxima que o líquido pode resistir a uma determinada pressão. Todas as moléculas do líquido estão recebendo calor. É caracterizada pela formação de bolhas no líquido. O ponto de ebulição da água no nível do mar é de 100,0°C.
Ex: A água fervendo na chaleira, em uma caldeira de ar quente.


Calefação

Na calefação, o líquido passa instantaneamente para o estado gasoso. Quando uma pequena quantidade de líquido recebe uma grande quantidade de calor se torna vapor rapidamente produz um som característico (tsss).
Ex:Uma gota d'agua em uma chapa quente.

 
Efeito Estufa

Poluição do ar, poluição ambiental, meio ambiente, o que é o efeito estufa e suas conseqüências
para o meio ambiente, poluição do ar, queima de combustíveis fósseis

Poluição do ar : uma das causas do efeito estufa
O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.
O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
Pesquisadores do meio ambiente já estão prevendo os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta caso esta situação persista. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos. Porém, países como os Estados Unidos tem dificultado o avanço destes acordos. Os EUA alegam que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país.
Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. São medidas que deverão ser tomadas pelos países após 2012

LIXO
• Não jogue o lixo em terrenos baldios ou em encostas;
• Separe os lixos (vidro, papel, metal e plástico);
• Compre, sempre que possível, bebidas com embalagens de vidros retornáveis e quando puder leve os vidros usados a um coletor de garrafas;
• Procure reaproveitar melhor os legumes e frutas usando novas receitas;
• Roupas, brinquedos, livros e jogos que você não usa mais podem ser reaproveitados por outros;
• Latas e peças de metais sem utilização devem ser vendidas para os catadores ou ferro velho.
Datas importantes para o Meio Ambiente
Dia da Floresta – 21 de março
Dia da Água – 22 de março
Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho
Dia do Protetor de Florestas – 17 de julho
Dia da Árvore – 21 de setembro
Dia Mundial sem carro - 22 de setembro
Dia da Natureza – 4 de outubro
  1. Deus e a Natureza 
  2. Quando Deus trouxe vida à Terra, iniciou pela natureza. Deu forma a cada ser, com uma riqueza de detalhes e requinte de beleza, que mesmo hoje, milhares de anos depois, ainda encontramos os traços das mãos do Criador.
  3. Ao relatar o término da criação, a Bíblia cita palavras que nos levam a uma profunda reflexão: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Gênesis 01:31
  4. Por que tudo o que Deus criou deveria ser “ muito bom”?
  5. “ Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos.” Salmo 19:01
  6. Nós não somos dignos de estarmos na presença de Deus, mas Ele nos ama e Se revela ao homem por meio da natureza. Muitas pessoas, que não tiveram acesso a Bíblia, conheceram a Deus apenas pela natureza.
  7. Cuidados com o Meio Ambiente Lições Práticas de Conservação
  8. Formas simples de ajudar a combater as mudanças climáticas.
  9. Ao comprar
    • Carne:
    • Pergunte ao seu açougueiro ou ao supermercado que freqüenta de onde vem a carne que você compra. Cerca de 70% das áreas desmatadas são para abertura de novas pastagens. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa.
    • Madeira:
    • Procure sempre o selo FSC. O selo é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Quanto mais incentivamos o manejo sustentável, menores serão os incentivos para desmatar completamente determinadas áreas.
                                *Preservação com o Meio Ambiente*

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
*O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
Completo conjunto de unidades ecologias que funcionam como um sistema natural sem uma massiva intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
*Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.

*As ciências da Terra geralmente reconhecem quatro esferas, a litosfera, ahidrosfera, a atmosfera e a biosfera correspondentes às rochas, água, ar e vida. Alguns cientistas incluem, como parte das esferas da Terra, a criosfera  (correspondendo ao gelo) como uma porção distinta da hidrosfera, assim como a pedosfera (correspondendo ao solo) como uma esfera ativa.
*Ciência da Terra  é um termo genérico para as ciências  relacionadas ao planeta Terra. Há quatro disciplinas principais nas ciências da Terra: geografia, geologia, geofísica e queodsia.
Essas disciplinas principais usam física, química, biologia, cronologia e matemática para criar um entendimento qualitativo e quantitativo para as áreas principais ou esferas do "sistema da Terra"