segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lobisomem





*A lenda do lobisomem nasceu na Alemanha, nos arredores de Colongne e Bedburg em 1591. Naquela epoca a Europa estava ainda mergulhada em crenças, mitos e superstições. As cidades e aldeias era muito pouco desenvolvidas e a população vivia perto de florestas. O medo pelos lobos era constante. Os seus ataques eram tão frequentes que as pessoas tinham medo de viajar. Todas as manhã, os camponeses encontravam pedaços de corpos no seus campos de lavoura. A população tentava ao maximo manter as aldeias seguras, organizando caçadas. Mas um dia os habitantes das cidades alemãs de Colongne e Bedburg fizeram uma descoberta horrivel, que mudou para sempre a humanidade.

Um antigo documento descreve esse acontecimento horrivel. Durante uma caçada, algumas pessoas conseguiram encurralar um lobo. O lobo ao ser atacado por cães,paus e lanças, surpreendentemente não fugiu. Um dos habitantes reconheçeu no lobo um vizinho da sua aldeia. O lobo era Peter Stubbe. Este foi o primeiro lobisomem da historia.

Peter foi capturado e torturado, até que confessou ter cometido 16 assassinatos, incluindo duas mulheres gravidas e 13 crianças. A sua historia é curiosa. Peter começou a praticar feitiçaria aos 12 anos. Era obcecado e tentou por varias vezes fazer pactos com o diabo. Alegava que ao usar um cinto magico tinha atacado inimigos, reais ou imaginarios, por vingança. Depois de varios meses, começou a disfarçar-se de lobo e continuou com os seus actos de selvagaria. Quando estava transformado em lobo, rasgava as gargantas das vitimas e sugava-lhes o sangue. Gradualmente o seu desejo por sangue aumentou o que o obrigou a procurar vitimas nos campos de cultivo.

Não havia punição que fosse justa para tamanhos crimes. Ele foi colocado na roda da tortura e a sua pele foi removida com um ferro em brasa. Os seus braços e pernas foram partidos e finalmente foi decapitado. O seu corpo foi queimado até só restarem cinzas. Os seus instrumentos de feitiçaria foram queimados, bem como a sua amante e filha, queimadas vivas.

O magistrado da cidade de Bedburg construiu um momumento em memoria deste horrivel incidente. Na praça principal foi colocada a roda da tortura com a cabeça de Peter no topo. Diz-se que o seu craneo tinha uma estrutura muito parecida com a de um lobo.

A historia de Petter Stubbe e a sua execução espalhou-se pelas terras e as pessoas começaram a acreditar que estas criaturas realmente existiam e viviam entre elas. Assim nasceu o lobisomem.
Com o passar dos seculos milhares de historias foram aparecendo e milhares de pessoas condenadas. Dizia-se que era possivel identificar estes seres mesmo enquanto estavam na sua forma humana. Teriam sobrancelhas ligadas, largas e peludas. Unhas longas e rosadas, sempre longas e em forma de amendoa. A sua boca e olhos deveriam estar sempre secos e estas pessoas estavam constantemente com sede. As suas orelhas eram longas e grandes. A sua pele era dura, sempre arranhada e peluda, com tonalidades amareladas, rosadas ou esverdeadas. Alem disso tambem teriam de ter certos habitos que os ligavam aos lobos, como preferir estar sozinho e a noite, e a inclinação de visitar cemiterios, onde se sabia que eram desenterrados corpos para festins de seres malignos.
A transformação era feita de inumeras maneiras. A tecnica mais comum era praticada em noites de lua cheia. Primeiro o homem teria de ir para um local isolado e desenhar um enorme circulo no chão. No centro desse circulo tinha de fazer fogo e preparar um oleo que ia ajudar na transformação. Depois de se untar com o oleo, vestiam uma pele de lobo e rezavam ao diabo. No fim do processo o homem transformava-se em lobo e corria em busca de uma presa.

Só entre 1520 e 1630, em França, mais de 30.000 individuos foram mortos, acusados de serem lobisomens.

Na mitologia grega tambem existem lobisomens. Zeus uma vez disfarçou-se viajante e procurou ser recebido na corte do vil rei da Arcadia, Lycaon. O rei reconheceu o deus e tentou mata-lo. Serviu-lhe carne humana, alimento que nenhum deus poderia comer. Zeus apercebeu-se da armadinha de Lycaon e não comeu. Em vez disso destruiu o palacio e condenou o rei a viver o resto da vida como lobo.
Deste mito é originada a palavra Lycanthrope (em grego lykos significa lobo e anthropos significa homem), que é usada para descrever o fenomeno de transmutação.

Dedico este post a toda a gente que tem comentado e deixado a sua opinião. Voces são muito importantes para mim.

Um comentário:

  1. olha eu naum acredito em lobisomem so q depois de eu ter visto meu tio em uma transformação passei a acreditar em quase tudo

    ResponderExcluir